• Lattualita

    GERAL

    Associação São-Marquense dos Universitários realizará novos cadastros e renovação anual do Passe Livre Estudantil

    Nos dias 26 de janeiro e 9 de fevereiro, Assuni estará recolhendo documentação dos universitários do município e confeccionando carteiras para novos estudantes cadastrados para obter benefício do Passe Livre Estudantil

    6 anos atrás

    Para ter acesso ao Passe Livre para transporte intermunicipal o estudante precisa apresentar documentação e fazer a carteirinha (Foto arquivo)

Nos próximos dias 26 de janeiro e 9 de fevereiro, sábados, a Associação São-Marquense dos Universitários (Assuni), juntamente com a Associação De Estudantes Do Rio Grande Do Sul (Aergs), estará recolhendo a documentação dos universitários de São Marcos para o Passe Livre Estudantil do primeiro semestre de 2019 e confeccionando as carteiras dos estudantes que ainda não possuem. A ação acontecerá no Auditório Municipal Joaquim Grison, a partir das 10 horas, em ambos os dias.

O Passe Livre Estudantil é um cadastro único, sendo que o estudante que já for cadastrado em algum ano, no nível médio, técnico ou universitário, nunca mais será usuário novo, e terá o cartão renovado, utilizando o mesmo cadastro. O benefício do transporte intermunicipal através do Passe Livre é direito adquirido pelos estudantes que possuem renda per capita de até 1,5 salário mínimo e residem em uma cidade e estudam em outra. Para encaminhar o Passe Livre Estudantil pela primeira vez ou renovar o mesmo não há nenhuma taxa. No caso de renovação é necessário apenas que os estudantes forneçam todos os documentos novamente. Os alunos podem tirar dúvidas na página da Assuni no Facebook.

A nova gestão da Assuni para o biênio 2019/2020 é formada pela presidente Marinês Leonardelli, vice-presidente Rodrigo Alessio Zanella, secretária Ana Paula Fongaro, 2ª secretária Aline Rizzo, tesoureira Francieli Angheben e 2ª tesoureira Camila Michelon Spigolon. A Associação São-Marquense dos Universitários foi criada em 2013 e, no último semestre de 2018, contava com 130 estudantes cadastrados.

Confira documentação necessária para o cadastro no Passe Livre Estudantil:

– Uma foto recente para documento 3×4.

– Cópia da Carteira de Identificação estudantil emitida pela AERGS (caso o estudante não tiver em mãos sua carteira de estudante da AERGS 2019, pode solicitar a emissão da mesma no ato da entrega ou envio dos documentos para o passe livre – a taxa para emissão da carteira é de R$ 35).

– Formulário cadastral preenchido e declaração de grupo familiar com assinatura reconhecida no cartório.

– Comprovante de matrícula contendo dias de aula, bem como previsão do período letivo.

– Cópia de documento de identificação (RG/CNH / Certidão de Nascimento de menores de idade ) de todos os membros da família.

– Cópia do comprovante de residência com data de emissão de no máximo 90 dias (caso o comprovante não esteja em nome do estudante ou de algum membro da família, o titular da conta deverá fazer uma declaração de próprio punho informando que o estudante reside neste endereço sob forma de aluguel ou casa cedida e junto anexar cópia do RG do declarante e cópia do Comprovante de residência).

– Fornecer comprovante de renda do estudante de todos os integrantes do grupo familiar maiores de 16 anos.

– Fica dispensada a apresentação dos comprovantes de renda do grupo familiar para os estudantes que comprovarem ser beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni) na modalidade integral e do Programa de Assistência Estudantil – Universidade Federal. Neste caso é necessário fornecer cópia do Contrato da Bolsa Prouni 100% (última atualização da Bolsa é no caso da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis  – Prae fornecer declaração da Universidade).

– Para a renovação anual do Passe Livre, além dos documentos relacionados acima, os estudantes devem fornecer comprovante de frequência comprovando obter mais de 75% de frequência no semestre anterior a última utilização do Passe Livre Estudantil.