• Lattualita

    GERAL

    Represa de São Luiz volta a receber água do Rio Ranchinho

    Após furto de fiação no Rio Ranchinho em dezembro e queda no nível da água da barragem, Corsan restabeleceu envio de água do Ranchinho para a barragem municipal na última sexta-feira (4) e, agora, investe em mais segurança no local invadido

    6 anos atrás

    Bombeamento no Rio Ranchinho voltou a funcionar, abastecendo represa em São Luiz

No último mês de dezembro, a Corsan registrou furto da fiação e placa eletrônica do equipamento das bombas que realizam o envio da água da bacia de captação do Rio Ranchinho (junto à ponte da Estrada Padre Pedro Rizzon) à represa da Linha São Luiz, responsável pelo abastecimento de água da cidade de São Marcos. Poucos dias depois, houve queda de árvore sobre fiação pertencente à RGE. Os dois incidentes somados resultaram na paralisação nas bombas que direcionam água para a barragem municipal, reduzindo consideravelmente o nível de água da mesma. Ainda na última semana de dezembro, a RGE refez as ligações elétricas no local, porém o motor da Corsan ainda não estava em funcionamento. De acordo com o supervisor da rede da Corsan em São Marcos, Márcio Rabeschini, as atividades foram regularizadas somente nesta sexta-feira, 4 de janeiro. “Depois que a RGE consertou, estávamos com energia, mas o motor não estava funcionando, porque a árvore tinha caído em cima. Então foi comprada toda a fiação nova, e colocado novo painel eletrônico, e desde sexta-feira (4) já está mandando água para a represa”, esclarece.

Márcio ressalta que o nível da barragem ainda está abaixo do normal, mas que deve demorar alguns dias para estabilizar. “O nível ainda esta baixo, porque, assim como demora para baixar, também demora para subir, demora mais de 30 dias. Mas isso não vai prejudicar o abastecimento em São Marcos. Houve relatos de falta de água na última semana, mas foi porque faltou luz na cidade”, garante.

‘Estamos implantando sistema de segurança via rádio’

Equipes da Corsan e RGE trabalharam para restabelecer energia elétrica no Rio Ranchinho
Equipes da Corsan e RGE trabalharam para restabelecer energia elétrica no Rio Ranchinho

O supervisor da Corsan em São Marcos revela que o furto registrado no mês de dezembro não foi o primeiro, já que o local é alvo frequente de ladrões. Para inibir a ação dos criminosos, nesta semana a Corsan de São Marcos, em parceria com a Corsan de Bento Gonçalves, dará continuidade a reformas na segurança do local. “Estamos dificultando, para que não aconteça novamente. Para a fiação que fica embaixo da terra nós fizemos revestimento de concreto, o que antes não tinha. E vamos fazer grade de ferro no telhado, porque os ladrões tiveram acesso pelo teto e conseguiram abrir o sistema de cadeados por dentro”, relata Márcio Rabeschini.

Ele ressalta que nesta área do Rio Ranchinho (ponte sobre a Estrada Padre Pedro Rizzon) não há sinal de internet ou linha telefônica, por isso dificulta a instalação de sistema de alarmes. “Como não tem rede e não temos como colocar alarme, estamos implantando sistema de segurança via rádio. Quando der queda de energia nós ficamos atualizados, por meio de um discador que será instalado na sede da Corsan”, explica. No local também serão feitas melhorias na iluminação e limpeza da vegetação para dar mais visibilidade para quem passa pelo local, inibindo a ação de criminosos.

Márcio comenta, ainda, que o furto no local possivelmente foi praticado por pessoas que tenham conhecimento significativo sobre a fiação elétrica. “São pessoas que entendem, porque em outras vezes eles desligaram até os fusíveis dos postes na rua. Então eles têm os equipamentos. E, como a fiação é de cobre, isso tem valor de mercado. Mas agora vamos reforçar as portas e colocar iluminação”, pontua Márcio.