• Lattualita

    CAMPEONATO GAúCHO DE ENDURO

    ESPORTES

    Pilotos são-marquenses conquistam títulos na final do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade

    Trail Clube Parceiros da Lama de São Marcos esteve representado por 7 pilotos, em 5 categorias, nas duas últimas etapas do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade, nos últimos dias 13 e 14 de novembro

    3 anos atrás

As duas últimas etapas do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021 foram realizadas nos últimos dias 13 e 14 de novembro. A competição foi válida também pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (4 etapas) e pela Copa RS (1 etapa). A prova reuniu 146 pilotos, que, no sábado (13), partiram da cidade de Osório com destino à São Francisco de Paula, e, no segundo dia de competição, domingo (14), passaram pelos municípios de Rolante, Canela e Gramado e, por fim, retornaram a São Francisco de Paula.

A quilometragem geral da competição foi de 315 km (165 km no sábado e 150 km no domingo), utilizando-se estradas secundárias e principalmente trilhas, com os mais variados tipos de terreno, mesclando areia, pedras, barros, subidas, descidas, riachos, atoleiros, entre outras surpresas.

Equipe São Marcos Enduro Team garantiu dois vencedores no Campeonato Gaúcho

Pilotos Cliciano e Eleandro Rizzon

O Trail Clube Parceiros da Lama de São Marcos esteve representado por 7 pilotos, em 5 categorias. Na categoria Duplas Estreantes, Alexandre Pedrotti e Everton Sandi conquistaram a 3ª colocação, resultado que deu o vice-campeonato gaúcho a dupla. Já a Equipe São Marcos Enduro Team (Pró-esporte RS LIE / Pedreira Caxiense / J. Marcon / Globo Componentes) garantiu dois campeões. Na categoria Duplas Graduados, os pilotos Cliciano e Eleandro Rizzon, irmãos, mesmo com a 6ª colocação na prova, garantiram o título de campeões.

Na categoria Duplas Graduados, os pilotos Cliciano e Eleandro Rizzon foram campeões
Fabrício Michelin conquistou bicampeonato na categoria Over 45

Já o piloto Fabrício Michelin obteve a 4ª colocação e também garantiu o campeonato, conquistando então o bicampeonato na categoria Over 45, visto que foi campeão da categoria em 2020. Tadiano Menegon ficou em 10º lugar na prova final, mas confirmou o inédito vice-campeonato na categoria Over 40. “Com esses resultados, nós conquistamos essas colocações. Todos nós precisávamos ainda pontuar nessa etapa para confirmar os títulos. Mesmo o Tadiano ficando em 10º na prova, ele somou importantes pontos pra ficar vice campeão. Eu fiquei em 4º na classificação geral, pelo campeonato brasileiro, mas fui o 2º entre os pilotos gaúchos e garanti o campeonato”, explica Fabrício Michelin.

Fabrício Michelin salienta que focou em chegar bem nos 2 dias de prova. “Antes da largada já tinha definido uma estratégia mais conservadora, pois a meta no início do ano era de defender o título de campeão. Eu precisava chegar na etapa de sábado, entre os 8 melhores gaúchos para garantir o título. Sei que essa estratégia tiraria minhas chances de vencer a prova (Enduro dos Pampas), mas não precisava correr riscos, sem necessidade, até porque essa prova vale pela Copa RS, que ainda está sendo disputada. De qualquer forma, no domingo venci uma etapa entre os melhores do Brasil, e por pouco não venci a geral”, observa Michelin. O são-marquense Paulo Roberto Carraro obteve a 8ª colocação na categoria Novatos.

Pilotos são-marquenses enfrentaram dificuldades nas etapas finais da competição

O piloto Tadiano Menegon, que participou pela sétima vez do Enduro dos Pampas, elogiou a organização da prova, que “montou um roteiro fantástico, desafiador, que realmente exigiu muita perseverança para cruzar a linha de chegada”. Tadiano teve problema com a emenda da corrente no 1º dia da competição, atrasando mais de 20 minutos para conseguir trocar a peça, o que lhe tirou a possibilidade de conquistar o título de campeão de sua categoria Over 40. Na noite anterior ao segundo dia de prova, o mecânico oficial da Rasamotos optou por trocar a corrente para garantir uma boa classificação no segundo dia, o que ocorreu.

Para a dupla de irmãos Cliciano e Eleandro não foi diferente. Cliciano comenta que, no sábado (13), furou 4 pneus. “Incrível isso na minha carreira, andei vários anos e dificilmente furava pneus. E agora num dia só furei 4. Mas mantivemos o foco no campeonato e sabíamos que qualquer ponto poderia fazer a diferença e ao final tudo deu certo. Conquistamos o tão sonhado título de campeões”, assinala Cliciano Rizzon.

Os troféus do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021 serão entregues em cerimônia no próximo dia 4 de dezembro, na cidade de Morro Reuter, que sediará a última etapa da Copa RS. Na ocasião haverá a premiação dos melhores do ano no Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade e na Copa RS, na qual os pilotos são-marquenses mantêm a liderança. O Trail Clube Parceiros da Lama agradece o apoio da Academia Olimpia e Escritório Ampessam na competição.