• Lattualita

    SAúDE

    Hospital São João Bosco adquire novo equipamento para ultrassonografia: ‘é capaz de fazer exames 3D e 4D’

    Novo aparelho de ultrassonografia entrou em funcionamento no setor de Raio X do Hospital São João Bosco nesta terça-feira (19). Aparelho realiza exames de ultrassonografia geral, vascular e obstétrica, e também exames 3D e 4D

    3 anos atrás

    Médico ultrassonografista do HSJB, Rafael Moreira, com novo aparelho adquirido pela entidade

Boa notícia no mês do Outubro Rosa em São Marcos. A partir desta terça-feira, dia 19 de outubro, o setor de Raio X do Hospital São João Bosco colocou em funcionamento um novo aparelho de ultrassonografia, o Voluson S8, da General Electric, adquirido pelo valor de R$ 210 mil. Conforme detalha o médico ultrassonografista do HSJB, Rafael Moreira, o novo equipamento, importado, é habilitado para realizar uma maior gama de exames. “É um aparelho melhor que o antigo, não que o antigo seja ruim, mas ele é capaz de fazer muitos outros exames que não fazíamos. Além de ultrassonografia geral, vascular e obstétrica, vamos poder fazer os exames 3D e 4D. Também os exames de ecografia mamária, exames de rotina, todos vão ser feitos”, assinala o médico.

Novo aparelho de ultrassonografia está sendo utilizado desde esta terça-feira (19)

Conforme destaca Rafael, com o novo aparelho de ultrassonografia, as gestantes poderão realizar todos os exames no Hospital São João Bosco, em São Marcos. “Inclusive a ecocardiografia fetal, que avalia o coração do bebê dentro da barriga da mãe, ainda no período fetal, já está sendo feita. Neste exame vamos em busca de mal formações cardíacas que possam prejudicar a saúde do bebê tanto no período da gestação quanto pós natal”, explica Rafael Moreira.

‘Não tem nenhum exame que envolva ultrassonografia que não poderá ser feito com esse equipamento’

Segundo informa, o novo aparelho também será utilizado para exames preventivos, para mulheres e homens. “A mamografia é tipo um exame de raio X da mama. Essa também continua sendo feita com o aparelho que já existia na instituição, que é muito bom. E agora, depois do Outubro Rosa (mês de conscientização para o controle do câncer de mama), temos o Novembro Azul, que é o mês que promove a saúde masculina. Então os exames de ecografia de abdômen total e da próstata via abdominal também poderão ser feitos com o novo aparelho. Na verdade, não tem nenhum exame que envolva ultrassonografia que não poderá ser feito com esse equipamento”, ressalta o médico Rafael Moreira.

Exames através de convênios: ‘o único que ainda não tem liberação é a Unimed, mas já foi solicitada’

De acordo com o médico, com a chegada do novo equipamento, o Hospital São João Bosco abriu dois novos dias na semana para exames de ultrassom. “Abrimos dois novos dias inteiros, nas terças e quintas. E, conforme a demanda for aumentando, vamos aumentar também a oferta de horários”, comenta Rafael. Conforme informa, os exames com o novo aparelho de ultrassonografia adquirido pelo HSJB já têm liberação de quase todos os convênios de saúde. “O único que ainda não tem liberação é a Unimed, mas já foi solicitada e só estamos no aguardo burocrático, para poder fazer os exames também pela Unimed. As qualificações técnicas já estão todas feitas, minhas e do aparelho. A partir desse novo estágio, com certeza vamos esperar um aumento maior de movimento, porque tem bastante vidas pela Unimed, e por enquanto estamos atendendo esses pacientes quando entram pelo pronto atendimento”, revela Rafael Moreira.

Todas as terças e quinta-feiras, o médico Rafael Moreira atende uma grande gama de exames na área de ultrassom no Hospital São João Bosco, para pacientes em geral. Formado há 20 anos e natural de Porto Alegre, ele reside na Serra gaúcha há mais de 10 anos e, atualmente, atende em Antônio Prado e São Marcos.