• Lattualita

    GERAL

    Chef são-marquense Adriano Biasotto é convidado para integrar equipe de escola de gastronomia em Restinga Sêca (RS)

    Nos últimos dias 5 e 6 de outubro, Adriano Biasotto participou do evento 'Meeting com os futuros professores do Bacharelado em Gastronomia AMF', na Antonio Meneghetti Faculdade

    3 anos atrás

O chef de cozinha e proprietário dos restaurantes Biasotto’s e Zafferano, são-marquense Adriano Biasotto, foi convidado para integrar a equipe de professores da futura escola de gastronomia que será aberta na instituição de ensino superior Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) – localizada em Recanto Maestro, no município de Restinga Sêca (RS), na região central do Estado. Nos últimos dias 5 e 6 de outubro, Adriano participou do evento “Meeting com os futuros professores do Bacharelado em Gastronomia AMF”, realizado pela faculdade.

Conforme relata Adriano, o convite foi realizado pela diretoria da faculdade. “Eu fui convidado para ajudar a fundar a escola de gastronomia deles, que já está quase pronta e será aberta no segundo semestre de 2022. O objetivo da faculdade é fundar um curso de gastronomia baseada na culinária italiana. Eu estive na faculdade, eles me mostraram como vai ser a escola, o que eles querem fazer, e eu fui entrevistado, sobre como é o meu trabalho, qual era o meu interesse e que tempo eu teria disponível para ir para lá. A intenção deles é de que eu fosse lá dar aula nesse curso de gastronomia algumas vezes por semana”, revela Adriano Biasotto.

Adriano Biasotto e chefs de outros estados em evento da Antonio Meneghetti Faculdade

Conforme salienta o chef, detalhes do curso ainda precisam ser definidos para que possa confirmar que integrará a equipe de professores da escola de gastronomia. “Vamos ver como é que vai ser, se vai ser permanente, se será alguns dias da semana. Lá teria até estrutura para se colocar um restaurante. É um complexo muito grande. Tem final de semana em que cerca de 2 mil pessoas estão no complexo, o local me surpreendeu”, conta Adriano.

‘Estão montando essa escola de gastronomia aqui no Brasil, mas os alunos também podem ir para a Itália, Rússia, fazer estágios para ter esse contato com a Europa’

Faculdade está localizada no complexo Recanto Maestro, em Restinga Sêca

De acordo com Adriano Biasotto, a região de Restinga Sêca é uma colônia italiana, onde residem italinos do sul da Itália. “Esse professor Antonio Meneghetti veio da Itália e fundou a faculdade. Só que nesse complexo Recanto Maestro tem águas termais, vários hotéis, é uma coisa fantástica que eu jamais imaginei que existisse no centro do estado. Se eu não me engano deve ter mais uns 8 institutos do Antonio Meneghetti pelo mundo, tem na Rússia, na Itália, são várias faculdades. Agora eles estão montando essa escola de gastronomia aqui no Brasil, mas os alunos também podem ir para a Itália, Rússia, fazer estágios para ter esse contato com a Europa”, revela Adriano Biasotto.

‘Será um curso diferenciado, porque são pessoas da Itália que estão ali para montar a escola’

Meeting com futuros professores do Bacharelado em Gastronomia AMF

O chef de cozinha são-marquense destaca que se sentiu honrado com o convite da direção da faculdade. “Fiquei 2 dias lá, fui muito bem recebido por eles, sem custo nenhum. Dá para ver que são pessoas sérias, idôneas, que estão a fim de fazer crescer essa parte gastronômica. Será um curso diferenciado, porque são pessoas da Itália que estão ali para montar a escola. É um investimento do exterior”, assinala Biasotto. Segundo detalha o chef de cozinha, o encontro na instituição teve a presença de mais 12 chefs de outros estados, como Santa Catarina e Paraná. “Essas pessoas, de outros restaurantes do Brasil, também estavam lá para fazer essa entrevista. Inclusive estava presente a filha do chef Aires Scavone, dono da Escola de Educação Profissional de Gastronomia Aires Scavone, de Porto Alegre”, cita Adriano Biasotto.