• Lattualita

    SAúDE

    Prefeito de São Marcos faz apelo: ‘nos ajudem a trazer aquelas pessoas que ainda não tomaram a vacina’

    Entre as ações divulgadas pelo prefeito Evandro Kuwer, a principal delas foi a obrigatoriedade de apresentação da carteira de vacinação em bares com música ao vivo

    3 anos atrás

    Prefeito Evandro Kuwer realizou live no Facebook na última quinta-feira (16)

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na última quinta-feira, dia 16 de setembro, o prefeito de São Marcos Evandro Kuwer informou os números da pandemia em São Marcos, bem como a porcentagem de pessoas já vacinadas contra a covid-19. Ele relatou a sua preocupação com a baixa adesão das pessoas com menos de 30 anos no esquema vacinal e a frente de trabalho junto à entidades do município para conscientização deste público. Além disso, destacou a obrigatoriedade da apresentação de carteira de vacinação para ingressar em bares com música ao vivo no município.

Segundo Kuwer, desde o dia 20 de janeiro, quando a imunização teve início em São Marcos, 25 mil doses já foram aplicadas, entre primeira, segunda e vacina de dose única. “Isso, em relação ao público vacinal, acima de 18 anos, nós temos a D1 que é a primeira dose, 90% das pessoas já tomaram”, destacou o prefeito. Conforme detalhou, 50% da população de São Marcos acima de 18 anos já concluiu o esquema vacinal.

Mas, de acordo com dados apresentados por Evandro Kuwer, há baixa procura de pessoas com menos de 30 anos para receber o imunizante. “Se nós baixarmos para 30 anos, a média diminui para 75% de vacinados. Então, vejam quantas pessoas abaixo de 30 anos que não receberam a primeira dose da vacina”, apontou Kuwer.

‘Estamos trabalhando com outras frentes como CIC e CDL’

Além dos meios de comunicação e redes sociais da prefeitura, o município está buscando alternativas para atingir e conscientizar o público com menos de 30 anos a receber o imunizante. Durante a live realizada no Facebook na última quinta-feira (16), Evandro Kuwer lembrou que durante o período do Modelo de Distanciamento Controlado, onde medidas impostas pelo governo do RS eram mais rigorosas, comerciantes e empresários buscavam o poder público para a retomada das atividades econômicas. “Lembro tempos atrás que a gente trabalhava forte em ‘precisamos abrir nossas empresas, precisamos abrir nosso comércio’. Agora somos nós que estamos pedindo: nos ajudem a trazer aquelas pessoas que ainda não tomaram sua vacina para serem imunizadas”, salientou o prefeito.

Além da forte conscientização dentro das indústrias e comércios, Kuwer também sugeriu que os empresários disponibilizem, dentro da carga horária de trabalho, um tempo para que os trabalhadores possam sair para receber a vacina. “Nós temos horário depois do horário de expediente para fazer a vacina, nós temos os finais de semana. Mas, daqui a pouco, se o seu colaborador tem alguma dificuldade, de repente, libere alguns minutos durante o trabalho para que ele se vacine, porque talvez será uma pessoa a menos que vai apresentar atestado porque pegou covid-19”, reforçou o prefeito de São Marcos.

‘Estava quase chegando a hora de fazer a segunda dose e acabei contraindo a covid-19’

O prefeito Evandro Kuwer revelou durante a live da última quinta-feira, dia 16 de setembro, que acabou contraindo a covid-19 há cerca de 20 dias, perto de receber a segunda dose do imunizante. Ele enfatizou a importância da vacina durante o período que permaneceu com a doença. “Eu tinha feito apenas a primeira dose da vacina, estava quase chegando a hora de fazer a segunda e acabei contraindo a covid-19. Tive que fazer um pequeno tratamento médico, mas foram sintomas leves. Então, a minha primeira dose já me ajudou muito. E, se eu já tivesse feito a segunda dose, provavelmente nem medicação eu precisaria tomar. Esse é um dado que eu trago como experiência que eu passei. De repente, se eu não tivesse tomado nenhuma vacina, talvez tivesse baixado o Hospital e quem sabe tido outras consequências piores”, avaliou Evandro Kuwer.

Um dado de extrema relevância e que mostra a eficácia da vacinação em São Marcos, assim como em outros municípios, é a comparação das internações e óbitos do mês de maio com os meses de agosto e setembro. Em maio, mais de 100 pessoas precisaram de internação e 11 delas perderam a vida em decorrência da doença. Já no mês de agosto e, até o último dia 16 de setembro, nenhuma morte foi registrada. “Nós tivemos dias, no período crítico da pandemia, em que deu mais de 50 casos positivos em um dia. Então a vacina nos mostra que ela é importante e está nos ajudando”, ressaltou Evandro Kuwer.

São Marcos passa a exigir carteira de vacinação para entrar nos bares com música ao vivo

Um acordo entre o poder público municipal e bares com música ao vivo passou a exigir, a partir desta segunda-feira, dia 20 de setembro, carteira de vacinação para permanecer nos estabelecimentos. “Então aquelas pessoas que gostam de escutar uma música ao vivo, ir lá com seus amigos, lembrem: a partir da semana que vem só entra em quem fez a primeira dose de vacina”, enfatizou Evandro Kuwer durante a live da última quinta-feira (16), salientando que, os proprietários de bares que não respeitarem a ordem, poderão sofrer consequências, assim como o público presente nos estabelecimentos.

O decreto que prevê a exigência de apresentação do documento foi publicado na sexta-feira, dia 19 de setembro, e está disponível para acesso no site da prefeitura.

Prefeitura de São Marcos libera uso de espaços públicos

Outra informação salientada pelo prefeito Evandro Kuwer foi a liberação do uso de espaços públicos para atividades, desde que os protocolos sanitários sejam cumpridos. “Quem quiser usar nossos espaços públicos, nosso parque municipal, tantos outros locais que o município tem, não tem problema”, salientou Kuwer.

Além disso, conforme informou, pedidos para a realização de eventos podem ser encaminhados diretamente para a equipe do COE (Centro de Operações de Emergência) municipal. Os mesmos já estão sendo liberados, mediante pedido prévio. “Se queira fazer algum evento, nós temos o COE ali, você encaminha seu protocolo, seu pedido daquele evento que você quer fazer, atendendo todos os protocolos, e a gente está liberando os eventos sem problema nenhum”, finalizou Evandro Kuwer.