-
ESPORTES
300 ciclistas participaram do 3º Pedal da Semana Municipal do Ciclismo em São Marcos
Evento realizado pela Associação dos Ciclistas São-Marquenses e Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo abordou temática dos vinhos e parreirais, com largada e chegada na Vinícola Sinuelo, que proporcionou atrações especiais aos ciclistas
2 anos atrás
Foto Paola Vedovelli
Neste dia 30 de abril aconteceu o 3º Pedal em Comemoração à Semana Municipal do Ciclismo em São Marcos. Neste ano, o evento realizado pela Associação dos Ciclistas São-Marquenses e Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo teve parceria da Vinícola Sinuelo, abordando a temática dos vinhos e parreirais. O pedal iniciou com a concentração a partir das 7h30, na Vinícola Sinuelo, e a largada ocorreu por volta das 8h30. De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, cerca de 300 ciclistas de 10 municípios (São Marcos, Caxias do Sul, Antônio Prado, Vacaria, Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Campestre da Serra e Ipê) participaram do Pedal.
Os atletas percorreram trajeto que iniciou na Vinícola Sinuelo, passou por São Luiz, Tuiuti, Marechal Deodoro da Fonseca, Tiradentes e Zambicari, linhas do interior de São Marcos. Na cidade percorreram os bairros Industrial, Jardim dos Plátanos, São José, Vida Nova e Loteamento Vitória. O evento contou com percursos de 16 km e 30 km. Havia três pontos de apoio com água, suco de uva e frutas, sendo um deles nas vindimas da Vinícola Sinuelo. Os ciclistas retornaram ao local da largada, na Vinícola Sinuelo, a partir das 10h30. O 3º Pedal contou com patrocínio da Academia Olimpia, Brsulnet, Saúde em Grãos, Montanus Bike Shop, Pizzaria Dom Fernando, Full Bikes e Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Ambulância da Secretaria de Saúde estiveram de prontidão durante o passeio.
‘Um momento de aventura, lazer e amizade em prol da comunidade’
O diretor do restaurante e loja da Sinuelo, Guilherme Molon, destaca que a ideia de promover um evento de ciclismo que envolvesse também a questão do enoturismo surgiu em 2022. “Falamos com a Associação dos Ciclistas e também com a prefeitura e então surgiu o tema ‘vinhedos’ e a ideia de passear pelas belezas que temos no interior e proporcionar um momento de aventura, lazer e amizade em prol da comunidade. Incluímos um novo trajeto que saiu da Vinícola Sinuelo, passou pelo vinhedo, percorreu outros parreirais, Linha Tuiuti e depois o retorno até a Sinuelo, que promoveu atividades com sonorização, almoço e visitação”, detalha Guilherme.
Conforme ressalta, após a participação de cerca de 300 inscritos de 10 municípios da região, a avaliação final do Pedal é positiva. “Divulgamos o evento através de personalidades importantes que tinham relação com o projeto e felizmente foram cerca de 300 inscritos, de 10 cidades diferentes. Eu acho que de alguma forma cumprimos nosso propósito de fazer algo diferente e incentivar o esporte que representa saúde e qualidade de vida. Temos que agradecer muito aos patrocinadores e aos envolvidos, ao Leonardo dos Santos Silva, ao Petrônio Fachin e ao pessoal da Associação dos Ciclistas; à prefeitura, Viviane Magalhães, Rui Borba e Paola Vedovelli; e autoridades, enfim, todos que de alguma forma contribuíram para este evento”, pontua Guilherme Molon.