• Lattualita

    CAMPEONATO GAúCHO DE ENDURO

    ESPORTES

    113 pilotos participaram de prova em São Marcos no dia 5 de maio

    3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro teve trajeto por estradas do interior de São Marcos. Pilotos percorrem cerca de 200 quilômetros ao longo da prova

    6 anos atrás

    Trajeto pelo interior de São Marcos teve trilhas naturais e travessia de rios (Foto: divulgação)

No último dia 5 de maio, domingo, aconteceu a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro em São Marcos. A prova foi organizada pelo Trail Clube Parceiros da Lama, de São Marcos, e teve supervisão da AGPE (Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro). 113 pilotos participaram desta edição e estavam inscritos em oito categorias diferentes, desde as mais graduadas, a E1 e E2, até as mais simples, E7 e E8, e trilheiros. Os participantes vieram de 30 cidades do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina, sendo que 11 pilotos eram de São Marcos. “Teve piloto viajando 6h para chegar a São Marcos, como o senhor José Mario da Fonseca, que veio de Chapecó para nos prestigiar. Muitos chegaram no sábado, usando nossa rede hoteleira, gastronômica e posando com seu motorhome no Parque Municipal Albino Antonio Ruaro”, conta Eleandro Rizzon, vice-presidente do Parceiros da Lama.

Os participantes percorreram trajeto de cerca de 200 quilômetros no total. A concentração dos pilotos aconteceu no Parque de Eventos Prefeito Albino Antonio Ruaro e, após, houve o deslocamento para as comunidades do interior, onde foram montadas as pistas em estradas desativadas ou trilhas no mato. A prova de Enduro consiste em um trajeto misto de pista e trilhas, em que os pilotos precisaram aplicar suas habilidades para superar os obstáculos naturais ou artificiais. “Tínhamos um trajeto bem técnico, em que, das 8 categorias, 6 tinham que dar três voltas no certame, ou seja, 201 km. E as outras 2 categorias, somente 2 voltas, ou seja, 134 km”, esclarece Eleandro.

O trajeto iniciou no Parque Albino Ruaro e seguiu em direção a Linha Santo Henrique, passando pelas linhas Santana, Riachuelo, Rosita Fundos e Tiradentes, retornando ao ponto de partida, no Parque, para iniciar nova volta. De acordo com Eleandro, a prova foi bastante elogiada pelos participantes de outros municípios, inclusive pelo presidente da AGPE e diretor de Enduro da Federação Gaúcha de Motociclismo, Anderson Vieira. “Aproveito para parabenizar todas as pessoas envolvidas na organização da 3ª Etapa do Campeonato. A prova estava super organizada e com um circuito digno de Enduro. Mesmo tendo pouco tempo vocês conseguiram fazer uma prova com alta qualidade. Certamente São Marcos está no Calendário para o Campeonato de 2020. Em nome da AGPE e FGM, agradecemos a todos!”, ressaltou Anderson.

No momento da inscrição dos participantes, o Moto Clube Parceiros da Lama também arrecadou doações em dinheiro, para ser revertido em alimentos para entidades carentes do município. Foram arrecadados R$ 595. Outras quatro etapas do Campeonato Gaúcho de Enduro ainda devem acontecer em outros municípios neste ano.

Veja números da 3ª etapa do Gaúcho de Enduro

O vice presidente do Parceiros da Lama Eleandro Rizzon destacou alguns números por trás da etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro realizada em São Marcos. Alguns deles:

– 3.484 litros de gasolina consumidos no trajeto

– mais de 80 veículos (motorhome, vans, camionetes) estacionados no Parque de Eventos

– mais de 4 mil metros de bampis (fitas para demarcação do trajeto)

– 20.904 km rodados por todos os participantes em São Marcos

– 55 pessoas trabalhando na organização no dia do evento

– mais de 400 pessoas atendidas nos dois bares

– consumidos 20 kg de salsichão, mais de 300 sanduíches, mais de 400 pastéis e mais de 90 litros de chopp de fabricante local

– 1.200 fotos tiradas no evento